sábado, 7 de julho de 2012

Minha impressão sobre a FLIP 2012

Após algumas muitas horas de viagens, finalmente cheguei em Paraty e tenho que confessar, a FLIP conseguiu deixar a cidade ainda mais linda.

Mas nem tudo são flores. A cidade já é bem bonita por si só e possui uma serie de atrações turisticas, é claro que a cidade se tornou ainda mais bela devido ao evento. Apesar das ruas complicadas e perigosas da cidade, algumas ruas pareciam uma grande feira de cultura e arte, músicas de vários tipos sendo tocadas nas diferentes esquinas, me lembro muito os artistas de nova york, estátuas humanas e muita arte voltada para a literatura brasileira.

O que realmente me decepcionou, e muito, na feira foi o fato dela ser tão elitizada. Grandes escritores intercionais falando de sua obra, livrarias vendendo os grandes títulos como fazem nas suas lojas habituais e muita hostentação. Confesso que eu esperava um ambiente mais aberto para autores não famosos, possibilidades de novos artistas apresentarem suas artes e não vi nada disso.

O que na minha opnião salva o evento é a offFLIP. Uma feira de cultura paralela que promove novos talentos, mas o evento é pequeno e fica reservado a algumas poucas casas e só consegue promover poucas novidades no mundo da literatura devido a falta de apoio e estrutura.

Essa foi a minha impressão, mas de qualquer forma a viagem vale a pena. Por que, apesar da elitização e dos altos preços das obras, você respira muita cultura e se diverte bastante.

Um lugar para criar boas histórias com os amigos e conhecer pessoas que também compartilham do mesmo interesse que você.

2 comentários:

  1. O bom da Flip é conhecer e ver pessoalmente os autores que adoramos e não ilustres desconhecidos, se isso é ser elitista, então sou como muito orgulho. Agora viajar horas, pagar caro para ver Zé Mané nem pensar

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, os "Zé Manés" de hoje podem ser os grandes escritores de amanhã... mas quando disse que a feira esta elitizada e porque achei ela mais comercial do que cultural.
    Por esse detalhe gostei mais da offFLIP, pois os eventos tinha uma incumbência mais cultural do que comercial.
    Mas essa é a minha opinião e o meu ponto de vista.

    E pra ir em uma feira pra ver escritores famosos já temos a BIENAL. Eu realmente esperava alguma coisa muito diferente do que foi a FLIP.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...