terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Pequena troca. Diferença enorme!

O mundo é cheio de regras, normas e costumes. E se pensarmos na quantidade de diretrizes que somos obrigados a seguir, para viver bem e ser bem visto na sociedade, ficamos assustados e começamos a nos sentir presos em um mundo de regras e leis impossíveis e infinitas.

Mas se trocarmos o "não posso" pelo "não devo" tudo fica mais fácil e mais leve. Ter o poder de fazer qualquer coisa é algo atraente. Nós, seres humanos, somos atraídos pelo proibido, gostamos do arriscado e do perigoso. Quando nós é negado uma ação com o maldito "não pode" nosso cérebro automaticamente recebe essa informação como forma de desafio e a possibilidade de novos riscos nos levam a fazer geralmente uma besteira colossal.

Quando começamos a substituir o "não posso" pelo "não devo", não criamos nenhuma expectativa de risco, pois nos podemos fazer, mas não fazemos porque não queremos. O controle ainda é nosso, e assim nos sentimos livres. Pois escolhemos seguir as regras e não fazemos o que fazemos porque somos obrigados.

O maior aliado do "não pode" são as religiões. Suas doutrinas quase que humanamente impossíveis de ser seguida com perfeição vem carregadas de proibições. A própria Bíblia Sagrada diz que Deus nos deu o livre arbítrio, ou seja, você é livre pra fazer as escolhas que quiser até mesmo negar a existência Dele.

Sejamos menos exigentes com nós mesmos, e vamos viver de maneira feliz, pois somos o que escolhemos ser e não porque não tínhamos outra escolha... parabéns você acaba de descobrir que é livre desde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...